Documentos necessários:
- Carteira de identidade (Poderá ser substituída por passaporte, habilitação, Carteira de Trabalho, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou Carteira Funcional válida como identidade);
- Certidão de nascimento ou de casamento – (Portaria MEC n° 33 de 02/08/1978);
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente – (Lei nº 9.394/1996 – LDB) ou Histórico Escolar completo;
As principais etapas para o processamento do serviço:
A solicitação de diploma apenas deverá ser realizada após a colação de grau, pelos discentes que participarem da cerimônia e apresentarem status modificado para CONCLUÍDO. Para solicitação, o discente deverá acessar: SIGAA (https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/) – Portal do Discente - Ensino - Solicitar Validação de Documentos para Registro de Diploma.
Requisitos e informações necessárias para acessar este serviço:
Ser discente regular de curso de graduação da UFERSA e apresentar status CONCLUÍDO. O status de CONCLUÍDO constará no SIGAA em até 10 (dez) dias úteis após a Colação de Grau.
Os diplomas emitidos a partir de 2022 são digitais, devido aos novos fluxos decorrentes da implementação do Diploma Digital (http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/) no âmbito nacional. Conforme a normativa nacional referenciada, os diplomas brasileiros serão digitais (código XML) a serem verificados diretamente na base de dados disponibilizada pelo MEC. Caso deseje, o interessado poderá imprimir a representação visual disponibilizada em meio e recurso gráfico de sua preferência, mas esse não será o diploma de fato, servindo apenas para decoração em quadros, exposição em banner, etc.
O Diploma Digital é um arquivo no formato .XML com assinatura digital e carimbo de tempo ICP-Brasil. Ao imprimir, estes dispositivos deixam de existir e passam a ser apenas uma cópia não assinada e sem validade jurídica.
A Representação Visual Diploma Digital – RVDD permite que os discentes tenham uma cópia impressa com as mesmas características do diploma físico. A RVDD apesar de não ser o diploma, é a interface para remeter, com auxílio do QR Code, por exemplo, para onde estará o Diploma Digital, de forma rápida, prática e segura.
Tempo de espera para atendimento:
O prazo legal para a disponibilidade dos diplomas é de até 120 (cento e vinte) dias, nos termos da Portaria MEC 1095/2018.
Caso o discente precise comprovar a conclusão do curso, informamos que a Certidão de Conclusão estará disponível no sistema após a Colação de Grau, para aqueles que estiverem com status CONCLUÍDO. Para tanto, deve acessar: SIGAA - Portal do discente - Ensino - Emitir Certificado de Conclusão.
Dias e horários de atendimento:
Para a solicitação de validação dos documentos, atendimento 24 horas, disponível todos os dias.
Liste os atendimentos prioritários ou preferencias oferecidos para este serviço:
A solicitação ocorre por atendimento imediato sem lista de espera ou de prioridade.
Condições para o acesso e circulação de pessoas com dificuldade de locomoção (instalações adaptadas):
Atendimento por ambiente virtual, via https://sigaa.ufersa.edu.br/sigaa/.
Qual é o mecanismo de comunicação utilizado para a solução de problemas ou sugestões?:
Divisão de Registro Acadêmico (DRA/PROGRAD)
Campus Angicos (Telefone: 84 3317-8501 / E-mail: sra.angicos@ufersa.edu.br)
Campus Caraúbas (Telefone: 84 3317-3050 / E-mail: sra.caraubas@ufersa.edu.br)
Campus Mossoró (Telefone: 84 3317-8234 / E-mail: dra@ufersa.edu.br)
Campus Pau dos Ferros (Telefone: 84 3317-4001 / E-mail: sra.pdf@ufersa.edu.br)
Modalidade de atendimento:
Online.